Home / ... / Moodle passo a passo / Salas de Estudo / Criação de salas

Criação de salas



ATENÇÃO

Devido a mudanças ocorridas no site NineHub restringimos temporariamente o acesso a esse tutorial, para atualização do conteúdo. No entanto, indicamos o site Moodle Livre como fonte de informações para esclarecimento de dúvidas e/ou consultas a respeito da ferramenta Moodle.






Criando uma Sala de Estudos


Agora que você já entendeu o que é uma sala de estudo vamos aprender a criar uma.

Se é o seu primeiro curso você pode simplesmente ir para a página inicial e clicar em "Criar um novo curso".






Caso não seja seu primeiro curso vá para o Painel de Administração, localizado à esquerda, e selecione "Cursos" e logo depois "Acrescentar/modificar cursos".




Preencha o cadastro com as informações básicas do seu curso na caixa "Geral". Apenas as informações marcadas com * são obrigatórias.




  • Categoria: selecione a categoria que deseja, como padrão é criada apenas uma categoria "Miscellaneous", mas você pode criar outras categorias. Mas é possível alterar essa configuração depois.


  • Nome completo*: dê um nome para a sua sala de estudo, é interessante que o nome seja o mesmo de seu curso.


  • Nome breve*: escolha um nome curto para seu curso, esse nome aparecerá no canto de sua sala e servirá de identificação para o aluno.

  • Número ID do curso: caso seu curso possua um código de identificação, coloque-o aqui.


  • Sumário: faça uma breve descrição da sua sala de estudo, apesar de não ser um item obrigatório é importante para facilitar a identificação da finalidade de sua sala de aula.


  • Formato: escolha qual o formato mais adequado as necessidades de seu curso, os mais comuns são semanal ou por tópicos. O curso semanal é adequado ao professor que quiser propor atividades a cada semana, é uma estrutura mais rígida, com datas bem definidas. Já o formato em tópicos é adequado ao professor que quer uma estrutura mais livre, pois não possui uma regularidade para propor atividades aos seus alunos.


  • Número de Semanas ou tópicos: defina o número de tópicos total de seu curso.


  • Data de início do curso: insira a data que seu curso será iniciado.


  • Seções escondidas: escolha como você deseja que seus alunos visualizem os tópicos que você ocultar: visualizam parcialmente o tópico porém sem conteúdo ou não visualizam o tópico.


  • Quantas notícias mostrar: defina qual o número de tópicos vizualizar em uma página.


  • Mostrar notas: marque sim se você deseja que seus alunos tenham acesso as suas notas ou não caso você queira restringir o acesso de notas somente aos professores.


  • Mostrar relatório das atividades: escolha se seus alunos teram acesso ao seu próprio relatório de atividades que contém informações suas tarefas, acessos e mensagens.


  • Tamanho máximo de upload: escolha o tamanho máximo dos arquivos que os alunos podem enviar.


  • Este é um metacurso: selecione "sim" somente no caso de esse ser um curso complementar a outro curso já existente no Moodle, caso contrário escolha "não".


Preenchendo essas informações já é possível criar sua sala. Basta clicar em "Salvar mudanças" no final da página.

Você também pode personalizar mais o seu curso terminando de preencher o cadastro.

Para auxiliar o preenchimento do restante do questionário você pode clicar nos botões de interrogação ao lado de cada item. Ele lhe explicará o que significa aquele aspecto.                     




Há ainda várias páginas em construção para completar este tutorial. Se você não encontrou aqui a informação que queria, como referência alternativa, tente a comunidade do moodle; é em inglês, mas há também um fórum da comunidade brasileira do moodle.




   
 



 




     RSS of this page

    Creative Commons                                                                                                                                       Secretaria de Gestão Pública    Governo do Estado de São Paulo